Tratamento da dependência ao crack: saiba como funciona

Tratamento da dependência ao crack: saiba como funciona

O tratamento da dependência ao crack deve ser iniciado o quanto antes, uma vez que este é o melhor caminho para a recuperação do dependente e ajuda a evitar que ocorram danos irreversíveis.

No entanto, sabemos como é sempre difícil lidar com uma situação como essa, tanto para quem tem o vício quanto para quem está à sua volta. Portanto, para saber mais sobre como funciona o tratamento, continue lendo!

O que é a dependência ao crack

tratamento da dependência ao crack

Primeiramente, vamos falar sobre a dependência ao crack em si, antes de falar de como funciona o tratamento. É sempre importante entender quais são os efeitos da droga no corpo para que seja possível compreender melhor a lógica por trás do tratamento.

Infelizmente, um dos principais atrativos do crack é a facilidade com que ele é encontrado, associado ao baixo preço dele quando em comparação a outras drogas. Dessa forma, pode ser até que o usuário vá com a intenção de comprar outra substância, mas acabe saindo com o crack por entender que consegue mais da substância com o mesmo dinheiro.

Além disso, os efeitos dessa droga no corpo também é um fator importante que leva ao uso dela. Assim, num primeiro momento, o que o usuário sente é uma grande sensação de prazer e euforia, quando a droga chega ao sistema nervoso central.

De forma complementar, há aqueles que procuram utilizar para curar dores ou para aliviar sintomas psicológicos ou de traumas. Enfim, há uma série de motivos que pode levar ao uso e à posterior dependência.

No entanto, é sempre importante ressaltar que, embora nos primeiros segundos a droga tenha essa sensação de alívio, logo depois ela já começa a ser muito cruel. Entre os efeitos, pode gerar problemas físicos e mentais, como a psicose.

Além disso, essa é uma droga que pode viciar muito facilmente, levando aos perigos ainda mais exacerbados. Lembre-se de que a dependência ocorre quando o usuário não tem mais controle sobre o uso.

Sendo assim, para resolver isso, é necessário recorrer a ajuda especializada. Hoje em dia, felizmente existem muitos profissionais e locais qualificados para isso. Eles fornecem a estrutura e o suporte que o dependente ao crack precisa.

Principais sintomas do crack

Entender quais são os sintomas da droga ajuda a identificar que o indivíduo está utilizando ela e, assim, a entender que é necessário um tratamento da dependência ao crack. Por isso, fique atento ao que você observa.

Como falei antes, a dependência ao crack pode ser muito rápida, quase imediata. Assim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela pode viciar já desde o primeiro uso, e a dependência é comum pelo menos até o terceiro.

Dessa maneira, os sintomas da dependência ao crack e os sintomas iniciais são muito parecidos. Não há uma diferença considerável entre eles.

Nos primeiros dez segundos, normalmente há uma grande sensação de euforia, também com prazer, pelo efeito no cérebro. Além disso, começam a surgir tremores, a dilatação das pupilas e o ritmo cardíaco se acelera.

Outro aspecto relevante é que, em comparação a outras drogas, as sensações de tolerância e abstinência são mais extremas no crack. Com isso, quem já está dependente, logo vai sentir uma grande necessidade da volta ao uso da substância.

Este é, então, mais um sinal bastante visível, e que deve ficar nítido às pessoas que convivem com o dependente. Em função disso, alguns descuidos começam a acontecer, com resquícios da droga aparecendo até mesmo embaixo das unhas e no canto da boca.

Na questão social, o dependente passa a ficar cada vez mais isolado. Desse modo, tende a abandonar círculos sociais, escola ou faculdade, trabalho e qualquer outro compromisso que tenha.

Com relação ao humor e ao comportamento, as alterações são notáveis. Há um aumento da agressividade, grande irritabilidade, ansiedade, insônia e perda do apetite. Inclusive, pode levar a transtornos alimentares e mentais, o que leva a baixas no peso, ao cansaço extremo, à perda de concentração, entre outros.

Métodos de tratamento da dependência ao crack

O crack pode levar a problemas físicos, mentais e sociais, como vimos acima. Dessa maneira, em casos mais graves pode levar até mesmo à morte, como em quadros de overdose ou quando afeta de modo irreversível os órgãos vitais.

Esta droga tem um dos piores efeitos a longo prazo, comprometendo, aos poucos, as funções básicas do cérebro do dependente. Por isso, o tratamento é fundamental o quanto antes. Para isso, existem algumas formas de tratamento utilizadas por profissionais, como nos exemplos abaixo.

Desintoxicação

Um primeiro passo no tratamento às drogas é, em geral, a desintoxicação. Sendo assim, neste momento o foco é tratar do físico, para que a pessoa consiga parar, aos poucos, de utilizar a droga.

Psicoterapia e grupos de autoajuda

Além da desintoxicação, a psicoterapia e a presença em grupos de autoajuda começam desde cedo, tratando também o psicológico do paciente. Isso ajuda a entender o que levou até a situação do uso da droga, e como evitar que ocorra novamente.

Assim, é importante a desconstrução que o paciente tem sobre a necessidade da droga e como ele se enxerga. Então, a experiência de outros pode ser um importante caminho nos grupos.

Medicação

Alguns medicamentos podem servir como auxiliares para reduzir os sintomas e ajudar no tratamento da dependência ao crack. Eles servem sobretudo para reduzir as crises de abstinência.

Tratamento espiritual

Outro exemplo importante é o do tratamento espiritual, presente em algumas clínicas. Ele é complementar aos outros, pois ajuda o dependente a ver a vida sob uma nova perspectiva.

Clínica de recuperação para a dependência ao crack

tratamento da dependência ao crack

Por fim, uma outra opção muito comum e recomendável para o tratamento da dependência ao crack está relacionada às clínicas de recuperação. Normalmente elas funcionam com internações, sejam em tempo integral ou parcial.

Então, estes ambientes são construídos com uma estrutura própria para propiciar o tratamento ideal ao paciente. Por isso, possuem espaços específicos para a reintegração social, para tratar o físico e o mental.

Desse modo, as clínicas contam com profissionais qualificados e experientes nesse tema. O mais importante é, sempre, a reabilitação do paciente.

Para conhecer a Clínica Estrela de Davi, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *