Dependência de drogas: causa, sintomas e tratamento

Dependência de drogas: causa, sintomas e tratamento

A cada ano, milhares de pessoas caem na dependência de drogas por motivos variados. Isso significa que as suas vidas são prejudicadas, assim como a de todos ao seu redor.

Por isso, precisamos entender melhor o que é esse problema, quais são as suas causas e como tratá-lo. Se você está procurando saber sobre isso, leia até o final e aprenda!

O que é a dependência de drogas

Antes de qualquer outra coisa, precisamos falar sobre o que é a dependência de drogas. Primeiramente, saiba que a dependência química é reconhecida atualmente como uma doença pelas principais organizações de saúde do mundo, como a OMS.

Isso ocorre porque essa condição afeta o indivíduo de diversas formas. Dessa maneira, por exemplo, é capaz de ter efeitos físicos, psicológicos, mentais e até mesmo sociais.

Além disso, para caracterizar a dependência, há outro fator importante. Afinal, o que diferencia ela do uso de drogas para fins de diversão?

Para isso, há algo que é a perda de capacidade do dependente sobre o uso da substância. Ou seja, com o tempo ele não tem nem mais controle sobre isso. Assim, cria-se uma necessidade enorme, e ele coloca o uso de drogas como a principal prioridade.

Até mesmo por esse impulso, há todos os efeitos e sintomas sobre os quais falaremos mais adiante. Então, a dependência traz complicações não apenas para o dependente, como também para quem vive em torno dele. 

Infelizmente, hoje ainda não existe nenhuma cura para essa enfermidade. No entanto, como toda doença, ela tem tratamento. Dessa maneira, a vida do dependente e de quem vive à sua volta pode melhorar substancialmente.

Por isso, para se tratar, o ideal é procurar por profissionais que sejam especialistas e experientes na área. Essa doença requer tratamento com uma equipe multidisciplinar. Portanto, envolve psicólogos, médicos, enfermeiros, entre outros.

Causas da dependência química

dependência de drogas

O que causa a dependência química? Por que cada vez mais pessoas acabam entrando no vício, mesmo sabendo que isso pode arruinar a sua vida? Infelizmente, não existe uma resposta exata para isso.

Portanto, as motivações que levam alguém a cair no vício podem ser variadas. Ainda assim, existem algumas que são consideradas principais.

Por exemplo, hoje em dia já se sabe que existe um fator genético relacionado a isso. Ou seja, o DNA pode tornar alguém mais propenso a desenvolver esse quadro.

Além disso, há o fator biológico também. A partir do momento que colocamos essas substâncias no nosso organismo, há toda uma cadeia de reações no cérebro que faz com que ele se sinta recompensado, o que leva ao vício. É o que acontece muito rapidamente com o uso de crack, por exemplo.

De modo complementar, existem fatores psicológicos e relacionados às experiências de vida de cada um. Dessa maneira, quem sofreu abusos ou quem sofre de quadros como depressão, por exemplo, pode ter uma maior propensão à dependência.

Por fim, há a questão do grupo social. Infelizmente, alguns grupos de jovens utilizam drogas e pressionam outros para que façam o mesmo. Porém, isso acaba levando mais gente ao vício em vez de diversão.

Note, portanto, que são vários os motivos que podem levar um indivíduo a essa doença. Saber como funciona cada um deles pode ajudar na prevenção e, até mesmo, no tratamento e na hora de evitar recaídas.

Sinais e sintomas da dependência de drogas

Assim como qualquer outra doença, a dependência química também pode ter sintomas específicos. Sendo assim, a dependência de drogas é algo que pode ser identificável. Ao levar seu familiar ao médico, reporte os sintomas que observou.

Dito isso, saiba também que o tipo de sintomas pode variar de acordo com a substância utilizada. Isto é, cada uma pode levar a sinais diferentes. Ainda assim, temos alguns sintomas mais comuns. Veja:

Além disso, saiba que também a crise de abstinência gera outra categoria de sintomas. Ela também pode variar de acordo com o tipo de substância utilizada. Entretanto, ocorre justamente quando o indivíduo está parando o uso de drogas.

Métodos de tratamento

dependência de drogas

Como já falei antes, a dependência de drogas tem tratamento. Embora não seja curável, é possível conviver passando por esse problema, sem continuar utilizando a substância em que é viciado.

Para isso, existem diferentes tipos de soluções. Em quadros mais avançados, o ideal é levar a uma clínica de reabilitação, para que o paciente se recupere.

No entanto, o ideal é procurar tratamento com profissionais qualificados o quanto antes. Dessa forma, será mais fácil realizá-lo e os impactos na vida do dependente terão sido menores.

Com relação ao tratamento em si, em geral utiliza-se de três etapas principais. Primeiramente, o foco é o cuidado com a parte física, de modo que a desintoxicação é a prioridade.

Então, em seguida, a ênfase maior vai ao tratamento psicológico, com o uso de terapias que buscam promover o autoconhecimento. Assim, por exemplo, busca-se entender o que levou ao vício e como evitar os gatilhos de recaída.

Por fim, o tratamento termina com uma maior reinserção social e até mesmo espiritual. Dessa maneira, o paciente conclui essa jornada de autoconhecimento, ao mesmo tempo em que se reabilita. Ou seja, aprende a ver a vida sob uma nova perspectiva, sem as drogas.

Portanto, saiba que a dependência de drogas tem tratamento. Se você está procurando sair dessa vida, venha conversar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *