Quais são os tipos de drogas mais consumidas?

Quais são os tipos de drogas mais consumidas?

Algumas pesquisas visam demonstrar quais são os tipos de drogas mais consumidas no Brasil. Entre elas, por exemplo, destaca-se o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dessa forma, esse levantamento, embora seja de alguns anos atrás, traz alguns dados interessantes. Assim, ele demonstra, por exemplo, que pelo menos cerca de 5 milhões de brasileiros utilizam ilícitos. No entanto, as drogas lícitas também têm números elevados. Leia para entender os tipos de drogas mais consumidas no Brasil!

Drogas mais consumidas na categoria das lícitas

drogas mais consumidas

Primeiramente, vamos começar falando das drogas mais consumidas no Brasil entre as que são permitidas por lei. Ou seja, as chamadas drogas lícitas.

Embora muita gente não as trate como se fossem drogas e causassem dependência química, de fato elas são e podem trazer diversos problemas. Assim, os efeitos das drogas no organismo podem ser elevados e prejudicar o dependente física, social e mentalmente.

Dessa maneira, o LENAD, conduzido pela Fiocruz, apontou que são três as principais drogas lícitas utilizadas no país. Portanto, elas estão descritas abaixo, em ordem:

1.      Bebidas alcoólicas

Para começar, saiba que o álcool é a droga lícita que mais se consome no país – o que não deve deixar ninguém surpreso, certo? Afinal, quase todo mundo já bebeu álcool e com certeza, mesmo que não tenha bebido nunca, você conhece muita gente que o fez e faz.

No entanto, isso pode causar problemas, e o alcoolismo é um assunto sério. Além disso, os efeitos de dirigir alcoolizado, por exemplo, causam diversos acidentes no mundo todos os dias, e podem ser evitados.

Com relação aos números, o estudo aponta que mais de 2/3 dos brasileiros já bebeu pelo menos uma vez. Além disso, este dado é ainda maior com relação ao sexo masculino, uma vez que 74% dos homens afirmam já ter bebido.

Outro número alarmante é daqueles que consomem álcool de forma abusiva: cerca de 16% dos entrevistados afirmam ter compulsão. Isto representa mais de 25 milhões de pessoas.

2.      Tabaco

Em segundo lugar entre as drogas lícitas mais consumidas no Brasil, está o tabaco. Desse modo, de acordo com a pesquisa, mais de 26 milhões de brasileiros já fumaram algum produto com base na substância.

Ademais, ao avaliar possíveis quadros de dependência, o LENAD avaliou que cerca de 5 milhões estão em quadros deste tipo. Ou seja, este é um problema grave e que coloca a saúde das pessoas em risco.

3.      Medicamentos não-prescritos

Por fim, outra entre as drogas mais consumidas no Brasil é a de medicamentos não prescritos. Dessa forma, normalmente eles podem ser opiáceos, anticolinérgicos, barbitúricos, anabolizantes, anfetamínicos e benzodiazepínicos.

Assim, nesta categoria, aproximadamente 6 milhões de pessoas afirma já ter usado de modo irregular.  Os mais utilizados foram os opiáceos, usados para dor, seguidos pelos anfetamínicos.

Drogas mais consumidas entre as ilícitas

drogas mais consumidas

Já quando falamos entre as drogas mais consumidas entre as ilícitas, é importante ressaltar que existem tipos diferentes de classificação. Dessa forma, podemos caracterizá-las entre as naturais, as sintéticas e as semissintéticas.

1.      Drogas naturais mais consumidas

Primeiramente, vamos falar sobre as drogas chamadas de naturais. Elas são denominadas dessa maneira porque são extraídas diretamente da planta, sem passar por laboratórios. Desse modo, em geral, os mais comuns são alguns derivados da cannabis e do ópio. Veja as drogas mais consumidas no Brasil deste tipo:

2.      Drogas sintéticas mais consumidas

Outro grupo importante entre as drogas mais consumidas é o das chamadas sintéticas. Então, neste caso, ao contrário das naturais, elas são fabricadas em laboratórios. Portanto, são artificiais. Veja as principais:

3.      Drogas semissintéticas mais consumidas

Por fim, temos o grupo das drogas semissintéticas. Dessa maneira, elas têm seu composto ativo proveniente de drogas naturais, mas são modificadas. Veja, então, as mais consumidas no Brasil:

Perceba, portanto, que o uso de substâncias que causam dependência química é infelizmente muito comum em nosso país. Dessa maneira, buscar a informação e alternativas para tratar os dependentes químicos é um papel importante da família.

Como tratar a dependência química

Assim como já falamos antes, estas drogas mais consumidas no Brasil certamente geram muitos dependentes. Então, neste caso, como proceder?

Antes de mais nada, o importante é ressaltar que a dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal. Portanto, procure uma equipe médica especializada e qualificada para ajudar quem você ama.

Além disso, muitas vezes pode ser necessária a internação em uma clínica de recuperação. Assim, este é um tratamento mais avançado, e não necessariamente para todos os casos. Se você estiver procurando uma clínica respeitada e que possa ajudar no seu tratamento, clique aqui para conhecer a Clínica Estrela de Davi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *